javascript:; ~ INGÁ ONLINE

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Após alta de 60% nos homicídios, Força Nacional de Segurança chega ao entorno do Distrito Federa 
Cerca de 200 homens da Força Nacional de Segurança devem chegar à região do entorno do Distrito Federal após uma alta média de 60% no índice de homicídios no mês de março deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. A equipe ajudará a reforçar o policiamento na região, composta por 19 municípios goianos que ficam próximos ao DF. Na segunda-feira (18), chegam 70 homens; os demais ainda não têm data confirmada.

O acordo foi formalizado entre o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), e o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. Em menos de três anos, essa é a segunda parceria entre o Estado e a União para ampliar a segurança na divisa com o Distrito Federal. Em agosto de 2007, a Força Nacional desembarcou em Luziânia. Entre janeiro e março deste ano, o número de assassinatos na cidade superou em 41% a média alcançada no mesmo período de 2010

No município, a ocorrência de assassinatos em série tem intrigado a polícia. Cinco vítimas foram degoladas, três mulheres e dois homens, entre fevereiro e março. As investigações estão centralizadas na Delegacia de Atendimento da Mulher (DEAM), que determinou a prisão de quatro suspeitos.

Ao lado de Luziânia, Águas Lindas lidera o ranking de criminalidade. No primeiro trimestre, 30 homicídios aconteceram na cidade, que, no ano passado todo, contabilizou 92 assassinatos. O avanço de 43% no número de mortes foi uma das justificativas do secretário de Segurança Pública de Goiás, João Furtado, para solicitar a parceria com o governo federal.

Considerada a região mais violenta de Goiás, o entorno contabilizou mais de 107 mortes nos três primeiros meses deste ano, somente em cinco cidades (Valparaíso, Luziânia, Cristalina, Cidade Ocidental e Novo Gama). No mesmo período de 2010, foram 87 assassinatos nestas localidades.

No ano passado, a taxa média de homicídios nos 19 municípios do entorno de Brasília ficou em 70 casos por 100 mil habitantes, proporção mais de duas vezes superior à média registrada em todo o Estado, 24 casos por 100 mil habitantes.

As 19 cidades do entorno do DF são Águas Lindas, Santo Antônio do Descoberto, Novo Gama, Cidade Ocidental, Cristalina, Luziânia, Valparaíso, Planaltina, Água Fria de Goiás, Formosa, Cabeceiras, Vila Boa, Mimoso de Goiás, Padre Bernardo, Alexânia, Cocalzinho de Goiás, Corumbá, Abadiânia e Pirenópolis.
Fonte: Uol Notícias

0 comentários:

Postar um comentário

 
Powered by Blogger