javascript:; Produtores de melancia podem lucrar até 50% nesta safra em Uruana (GO) ~ INGÁ ONLINE

domingo, 25 de setembro de 2011

Produtores de melancia podem lucrar até 50% nesta safra em Uruana (GO)

Colheita da fruta no município chega a atingir 245 mil toneladas por ano.
Município é considerado o maior produtor de melancia do Brasil.

O município de Uruana (GO), a 156 km de Goiânia, é considerado o maior produtor de melancia do Brasil. A colheita na região chega a atingir 245 mil toneladas por ano. Com isso, os produtores da região comemoram o pico de safra, que pode durar até o final de setembro deste ano.
João Neto, um dos produtores em Goiás, plantou 70 hectares de "Top Gun", uma qualidade da fruta cultivada no município goiano, e espera ter bons resultados. "Com investimento em manejo e o adubo integrado à irrigação, conseguiremos chegar numa safra perfeita", garante o fazendeiro.

Lucro
Além de vender o produto para Goiânia, João Neto também distribui melancia nos Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e o Distrito Federal. Ele garante que neste ano irá faturar cerca de 30% a mais comparado à 2010. "Gastamos R$ 10 mil na produção de cada hectare produzido. Porém, vamos atingir uma lucratividade de 50% nesta safra", acredita Neto.
Qualidade
Com o peso médio de 15 kg cada unidade, as melancias cultivadas nas fazendas da região de Uruana (GO) passam por um aparelho usado para medir a concentração natural de açúcar no produto. "O índice médio de uma boa fruta dessa qualidade é em torno de 10,5%, mas por aqui elas chegam a atingir 12,5%. Esse resultado é considerado excelente", ressalta o agrônomo Carlos Andrade.
Transporte
Para as melancias não despencarem do caminhão durante de entrega é preciso ter cuidado na hora de montar a carga. Além disso, é recomendado ao motorista que trafegue em baixa velocidade. "Tem que ir devagar e prestar atenção se há buracos e desvios na estrada, pois corre o risco de amassar as frutas", explica Romes Borges, que fará uma entrega à 200 km de Uruana (GO).
 

0 comentários:

Postar um comentário

 
Powered by Blogger