javascript:; Aumenta para 269 o número de mortos no terremoto da Turquia ~ INGÁ ONLINE

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Aumenta para 269 o número de mortos no terremoto da Turquia

O número provisório de mortos no forte terremoto que atingiu a província turca de Van no domingo subiu para 269, segundo fontes oficiais citadas pelo jornal "Today's Zaman".

As autoridades turcas acreditam que pelo menos 366 pessoas permanecem sob os escombros e faltam dados sobre a situação nos povoados e aldeias na montanha, onde as equipes de resgate começaram a chegar somente nesta segunda-feira.

O número de feridos já chega a 1.300, segundo o vice-primeiro-ministro Besir Atalay. As equipes de resgate, que estiveram trabalhando toda a noite, seguem tentando localizar as pessoas presas sob os escombros, principalmente em Van, capital da província de mesmo nome, e na cidade de Ercis, onde pelo menos 80 prédios caíram.

De acordo com declarações de especialistas ao canal "NTV", é fundamental acelerar os trabalhos de resgate porque, embora uma pessoa possa aguentar até uma semana presa nos escombros sem alimento nem água, as baixas temperaturas e a neve reduzem as possibilidades de sobrevivência.

Por enquanto, as equipes da Cruz Vermelha distribuíram oito mil tendas de campanha, mais de 25 mil cobertores e quatro mil estufas, já que uma das principais preocupações é proteger os desabrigados do intenso frio.

O terremoto teve uma magnitude de 7,2 graus na escala Richter e teve seu epicentro na cidade de Tabanli, perto da fronteira com o Irã.

O tremor aconteceu a cinco quilômetros de profundidade e foi sentido nas províncias de Bitlis, Mus, Batman, Diyarbakir e Hakkari, e inclusive em regiões do norte do Iraque.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Powered by Blogger