javascript:; Ônibus elétrico com energia limpa é testado nas ruas de Brasília ~ INGÁ ONLINE

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Ônibus elétrico com energia limpa é testado nas ruas de Brasília

Um ônibus elétrico começou a circular na tarde desta quinta-feira (8) para testes, mas a ideia é que ele seja uma nova opção de transporte coletivo na cidade. O veículo passa a circular por um período de testes, que tem duração máxima de seis meses. A população poderá circular no ônibus para contribuir nesse período de experiência.

O veículo faz parte da política do governo local de introduzir novas tecnologias como forma de reduzir a emissão de poluentes e o impacto do transporte coletivo no meio ambiente. De acordo com o governo, será montada uma agenda com diferentes trajetos por toda a cidade e a população poderá usufruir do novo meio de graça.

Fabricado na China, o modelo em teste, apresenta um conceito ambiental, usa energia limpa e pode contribuir para reduzir a poluição sonora. Ele tem a capacidade variando de 59 a 63 passageiros, dependendo se terá passageiro deficiente ou não. O veículo funciona com um conjunto de baterias de 538 V que possibilita o veículo percorrer 150 km (com o ar-condicionado ligado) e atinge a velocidade máxima de 80 km/h. A recarga das baterias leva de uma a três horas e elas tem duração de pelo menos 5 anos.

Segundo o Diretor-Presidente da TCB Carlos Koch, a nova frota pode ser composta de dois tipos de ônibus, elétrico e híbrido. “Essas duas tecnologias fazem parte do compromisso do GDF para a Copa do Mundo. A TCB deve fazer uma licitação para adquirir os ônibus híbridos que diferentemente do elétrico funciona com o motor a combustão à base de diesel”, explica o presidente.  

Koch ainda afirmou que o projeto é de colocar a frota nas ruas já para a Copa das Confederações do ano que vem. “A frota de ônibus híbridos tem previsão de começar a circular no segundo trimestre do ano que vem com uma frota de 25 ônibus de fabricação nacional, já os ônibus elétricos, caso aprovados após a fase de testes, tem a previsão de uma frota inicial de 10 ônibus para a Copa do Mundo”, afirmou o presidente da TCB.

Copa do Mundo
A implementação destes modelos no transporte público também faz parte de um acordo feito com a Federação Internacional de Futebol (Fifa) para a Copa. O projeto prevê que os novos veículos sejam usados no transporte dos torcedores do aeroporto ao Setor Hoteleiro e ao Estádio Nacional Mané Garrincha.

Para o governador Agnelo Queiroz, o novo ônibus condiz com a proposta da cidade para a realização do torneio. “O novo ônibus tem emissão zero de CO2, todo o desenvolvimento que está sendo feito é com o conceito de uma cidade sustentável, o estádio é feito neste conceito então nós estamos testando um novo veículo existem outros mecanismos de energia limpa, mas esse foi o que optamos para ser testado aqui”. Afirmou o governador.


Fonte: Da redação do clicabrasilia.com.b

0 comentários:

Postar um comentário

 
Powered by Blogger